A Robótica Educacional contribui para a formação de alunos cada vez mais focados nos avanços tecnológicos.

Os professores da área precisam estar em constante formação, no que diz respeito às novidades da Robótica e também no tocante à didática e á tudo que possa  enriquecer as atividades em sala de aula.


A Robótica é uma atividade lúdica e desafiadora, que une aprendizado e prática. Além de valorizar o trabalho em grupo, a cooperaçao, planejamento, pesquisa, tomada de decisões, definição de ações, promover o diálogo e o respeito a diferentes opniões.

​​​​​​​

A robótica pedagógica envolve um processo de motivação, colaboração, construção e reconstrução, utiliza-se dos conceitos de diversas disciplinas para a construção de modelos, levando os alunos a uma rica vivência interdisciplinar.

My Image
My Image
My Image
My Image
My Image

​​​​​​​Um dos principais objetivos da Robótica Educacional, é o estímulo para que os estudantes vejam na prática, aquilo que aprendem durante as aulas, além disso, ela é capaz de colocar o aluno no centro de seu aprendizado, fazendo com que as matérias decoradas fiquem no passado.


Outro ponto fundamental é o planejamento e a execução de projetos, que faz com que, além da disciplina, os alunos aprendem a trabalhar em equipe, sabendo que ideias diferentes se complementam e pautam soluções nunca antes pensadas.


​​​​​​​Vai muito além da física e da matemática, as aulas permitem o desenvolvimento de habilidades mentais e do raciocínio lógico, aprimorando a coordenação motora, despertando a curiosidade e fazendo com que os estudantes superem as suas limitações.

A Robótica Educacional estimula o espírito investigativo do aluno, de forma que ele encontre desafios e as devidas soluções para os mesmos, além de enaltecer o trabalho em equipe, o planejamento, a cooperação, o diálogo, a pesquisa e a tomada de decisões.


O que torna a robótica ainda mais incrível, é o fato de representar um aprendizado multidisciplinar, é o que chamamos de STEAM – sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática – uma metodologia integrada e baseada em projetos, formando alunos com diversos conhecimentos.


O STEAM faz parte da LEGO® Education, que oferece kits de robótica educacional para diferentes níveis de ensino, por meio de peças LEGO® somadas a itens adicionais, que vão de roldanas e polias, a sensores e placas de programação computacional. As soluções em robótica da LEGO® Education são desenvolvidas com base em assuntos da vida real e situações do cotidiano, estimulando o uso da criatividade para resolver diferentes situações.

Robótica Educacional